-
Arquitetos: Triptyque
- Área: 11173 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Ricardo Bassetti
-
Fabricantes: Agrotexas, Constata, Dimagra, PWJ, Solepoxy, Stamp, TVITEC, Val Aço, thyssenkrupp
Descrição enviada pela equipe de projeto. Antecipando uma nova geração de edifícios de uso misto, Harmonia 1250 propõe um programa vertical de lojas, escritórios e apartamentos em um edifício projetado em reação à simplificação padronizada praticada pelo mercado imobiliário.
O terreno de formato irregular, composto por vários pequenos lotes preexistentes, inspirou a criação de um edifício com duas extremidades salientes unidas por um corpo alongado que funciona como um passeio, ligando as duas faces a uma zona central com circulação vertical.
O rearranjo volumétrico de elementos essenciais da arquitetura, com base nas especificidades do terreno e na sua altimetria, deu origem a um edifício com múltiplas vistas e orientações que estabelece uma relação fluida e intrincada com o solo, a vegetação e os espaços públicos. Como resultado, Harmonia 1250 têm aparências diferentes, que variam dependendo do ponto de vista do qual é visto. O prédio abriga um programa de verticalização de lojas, escritórios e apartamentos residenciais que prenunciam uma nova geração de edifícios de uso misto em São Paulo. Localizado no endereço de mesmo nome, o Harmonia 1250 compõe o horizonte do movimentado bairro da Vila Madalena.
O térreo da edificação é visualmente permeável e comporta-se como uma fachada ativa atravessada por vários acessos. Em todos os andares, os espaços internos estendem-se para o exterior em continuidade direta, oferecendo uma visão do extraordinário panorama urbano da cidade.
As fachadas de escritórios são, de facto, terraços protegidos por brise soleils metálicos e uma camada vegetal, formando uma pele que cobre e protege o edifício ao mesmo tempo que o mantém "respirável" e aberto à cidade. Os vasos colocados nas fachadas são irrigados por sistema de gotejamento integrado, projetado para garantir baixo consumo de água. Os pisos superiores, destinados a uso residencial, apresentam uma materialidade diferenciada, evidenciando a existência de um programa misto.